segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Filosofia da educação... virtual

Como muitos sabem, estou respondendo pela coordenação do novo curso de Filosofia, na modalidade a distância, da Universidade Metodista. O curso deverá iniciar sua primeira turma em fevereiro do próximo ano. Esta nova função tem me obrigado a refletir sobre os processos de educação a dsitância.
A primeira reação da maioria das pessoas é de descrença nessa modalidade de ensino. É muito comum eu ver pessoas "torcendo" o nariz quando falo em "estudar a distância", e compreendo sua atitude: muitas das instituições de ensino estão utilizando o EaD como forma de simplesmente ampliar seus lucros, permitindo a precarização dos processos educativos. Concordo que é mais fácil uma instituição banalizar o ensino, priorizando o lucro, nesta modalidade de educação.
Há algum tempo, ouvi do vice-reitor da Metodista que um bom professor presencial é um ótimo professor no EaD. E um professor medíocre no ensino presencial, é um péssimo profissional no EaD. Concordo com a afirmação, e a estendo para as Instituições de ensino: uma boa Universidade, tem potencial para ser igualmente boa ou, quem sabe, ainda melhor no EaD. Estendo-a, também, para os alunos: um bom aluno, disciplinado aos estudos e certo de sua opção, encontrará no EaD condições de se manifestar de forma muito mais intensa do que em uma sala de aula presencial, muitas vezes lotada de estudantes - o que impede processos dialógicos efetivos e freqüentes.

Dedicarei as próximas postagens no Blog a estas duas questões:
- por que estudar em cursos a distância (e porque não fazê-lo)?
- por que estudar filosofia nos dias de hoje?