sábado, 8 de dezembro de 2007

A favor da CPMF. Sim!

Um dos assuntos em pauta é a prorrogação ou não da CPMF. O governo já teve que lotear um bocado de cargos públicos, emendas orçamentárias etc., e ainda não conseguiu do Congresso Nacional a aprovação da prorrogação do imposto. A mídia faz o seu comum papel parcial: critica a tentativa de prorrogação.
Eu pergunto pra você que lê este Blog: no que o pagamento da CPMF te prejudicou no último ano? Talvez você tenha pago, no período de 1 ano, 10 ou 12 reais. Se você ganha bem e gasta muito, talvez você tenha pago 100 ou 200 reais... mas se você ganha bem e gasta muito, 100 reais não significam tanto.
Estou escrevendo sobre isso porque a mim, honestamente, a cobrança da CPMF não atrabalha em nada. Eu acho até que todos os impostos poderiam ser cobrados dessa maneira, com desconto direto na nossa conta bancária.
E fico imaginando o porquê de ter tanta gente contra... não posso deixar de imaginar que para um ou outro corrupto que exista no país (sic!) o imposto pode ser desvantajoso. Afinal, ele não é sonegável; além do quê ele permite fácil rastreamento de valores transferidos entre contas bancárias (o que não é muito bom para os pretendentes a suborno...).
Talvez isso ajude a entender porque tantos políticos do PFL e do PSDB são contrários à renovação do imposto.
Da minha parte, preferiria uma campanha contra o imposto de renda, ou contra o ICMS que a gente paga ao comprar elementos componentes da cesta básica... (esse tipo de imposto, o ICMS, todo mundo paga igual, seja o cidadão recebedor de um salário mínimo ou de alguns milhões mensais).
De verdade, não vejo muita vantagem em se acabar com a CPMF. Você vê?