O lugar dos valores nas atividades científicas
Prof. Dr. Hugh Lacey (Swarthmore College) (site aqui)
18 de abril de 2011
14h30, Auditório da Pós-Graduação - bloco B - oitavo andar
Prof. Dr. Hugh Lacey (Swarthmore College) (site aqui)
18 de abril de 2011
14h30, Auditório da Pós-Graduação - bloco B - oitavo andar
Resumo: Apresentarei um sumário do meu modelo da interação entre atividades científicas e valores éticos e sociais. Utilizo o modelo para refletir sobre os fins das atividades científicas e as ideais tradicionais da ciência moderna, e para criticar aspectos da trajetória principal da ciência contemporânea.
Currículo do Palestrante: Hugh Lacey é Senior Research e Scheuer Family Professor Emeritus de Filosofia em Swarthmore College, PA, USA, onde leciona desde 1972. Tem sido também frequentemente professor visitante na USP e outras universidades brasileiras desde 1969. Ele é bacharel (em matemática), com mestrado (história e filosofia da ciência) pela Universidade de Melbourne (Austrália), e PhD (história e filosofia da ciência) pela Universidade de Indiana (USA). Entre seus livros, incluem-se: A linguagem do espaço e tempo (Ed. Perspectiva, 1972), Valores e atitude científica (Discurso editorial, 1998), Is science value free? (Routledge, 1999/2004; tradução russa, 2001); e Values and objetctivity in science and courrent controversy about transgenic corps (Lexinton, 2005). Atualmente trabalha principalmente com questões da interação entre práticas científicas e valores, as relações entre fatos e valores, e a interação entre questões científicas e éticas nas discussões éticas atuais sobre tecnociência (recentemente com ênfase em sementes transgênicas).
Promoção: Mestrado em Ensino, História e Filosofia da Ciência e da Matemática (clique para acessar)
2 comentários:
Daniel, a entrada é franca? Qualquer pessoas pode assistir?
Valter Borges
Olá, Valter. A atividade é gratuita e não é preciso fazer inscrição. Qualquer pessoa pode assistir. Salvo em poucas exceções, este é um princípio da universidade pública. Espero poder vê-lo lá!
Postar um comentário