domingo, 22 de agosto de 2010

Dussel no Brasil 2010 - Registros


Aos leitores do blog, uma postagem especial. Trata-se do registro da passagem de Enrique Dussel pelo Brasil neste ano. O filósofo da libertação esteve aqui entre 16 e 20 de agosto, em atividades na UMESP e na USP. Abaixo estão disponibilizados links para o site dos eventos e também para os arquivos de áudio, que registram todas as conferências ministradas por Dussel. Não são gravações profissionais, mas estão audíveis. Não sofreram nenhum tipo de edição e estão aqui publicadas após autorização concedida por Dussel, no último dia de suas atividades.

1. Sobre os eventos:
Dussel participou de quatro eventos correlacionados, promovidos pelo Núcleo de Educação em Direitos Humanos - NEDH - da Universidade Metodista de São Paulo (site aqui), a saber:
a) I Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos (site aqui), em que ministrou a conferência de abertura.
b) Ciclo de Conferências "Hugo Assmann" (site aqui), em que ministrou três conferências sobre filosofia da libertação e teologia da libertação, com especial ênfase a questões histórias e políticas.
c) Disciplina "Educação e Religião na América Latina: Temas contemporâneos" (site aqui), em que ministrou duas aulas. Outras duas aulas, não registradas nos arquivos de áudio abaixo, foram ministradas pela profa. Vera Candau e Salomón Lerner.
d) Colóquio e Conferência realizados na Faculdade de Educação da USP (site aqui).

2. Registros em áudio
a) Conferência de abertura da I Semana de Educação em Direitos Humanos - clique aqui.
b)Ciclo de Conferências "Hugo Assmann"
- Conferência 1 - clique aqui
- Conferência 2 - clique aqui
- Conferência 3 - clique aqui

c) Disciplina na Pós-Graduação
- Aula 1 - clique aqui
- Aula 2 - clique aqui
d) Programação na FEUSP
- Colóquio - clique aqui
- Conferência - clique aqui

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tese de doutorado

Tenho recebido com alguma frequência e-mails de colegas pedindo que eu envie minha tese, Filosofia e práxis na América Latina. É sempre bom saber que nossas produções estão contribuindo com a pesquisa filosófica, especialmente quando se trata de um assunto que conta, ainda, com bibliografia um tanto restrita.
Para quem tiver curiosidade de conhecer o trabalho, ele está disponível, na íntegra, neste link (clique) [funciona melhor com o Firefox ou IExplorer].

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dussel no Brasil

Aos interessados na filosofia latino-americana, uma grande oportunidade: entre os dias 16 e 20 de agosto o filósofo Enrique Dussel terá uma intensa programação no Brasil, com quatro dias de atividades na UMESP e um na USP. As informações deste evento estão disponíveis no site do Núcleo de Educação em Direitos Humano, da UMESP (clique aqui). Para conhecer mais sobre este filósofo, acesse sua página pessoal, aqui.

Outro assunto. Na edição no. 20 da revista Filosofia - Conhecimento Prático foi publicado um texto meu e da profa. Suze Piza sobre o Sentido ético do eterno retorno em Nietzsche. O texto integral pode ser acessado aqui.

domingo, 8 de agosto de 2010

Voltando à vida

O tempo, como tema de estudos, intrigou filósofos dos diversos tempos. Talvez um dos motivos deste seu poder de incomodar os pensadores esteja na nossa incapacidade de controlá-lo: muitas vezes, simplesmente, "não vemos o tempo passar".
Mais ou menos isso que se passou desde a última postagem neste blog. Muitos compromissos, muitas mudanças e "não deu tempo" de registrar aqui novas reflexões. Contarei aos poucos sobre o que se passou desde então. Para começar, uma notícia e um convite.
Foi publicado há algumas semanas o livro Cidadania: que coisa é essa?, organizado pela profa. Suze Piza e pela profa. Elena Alves. Conta com textos de diversos autores, alguns dos quais são grandes amigos meus. Eu também escrevi um dos capítulos, sobre Política e subjetividade. Ele está a venda clicando aqui.
Na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, haverá uma sessão de lançamento deste e de outros livros da Editora UMESP. Clique no convite abaixo para ampliá-lo.