domingo, 9 de março de 2008

Democracia III

Na semana passada o presidente dos EUA vetou uma lei anti-tortura aprovada pelo congresso nacional. A lei tentava corrigir um dos absurdos gerados pelos atentados de 11 de setembro de 2001:
No calor dos ataques sofridos, o congresso estadunidense aprovou leis que davam poderes absurdamente amplos ao poder executivo; passou a ser permitida, dentre outras, a escuta telefônica sem autorização judicial e, muito pior, a tortura como forma de interrogatório.
Recentemente os parlamentares daquele país voltaram atrás em parte desta decisão anterior, e aprovaram uma lei que proibia a "simulação de afogamento" como recurso legal em interrogatórios de suspeitos de terrorismo. "Simulação de afogamento", ententa-se, é enfiar a cabeça do "suspeito" num tanque com água, e deixar lá submerso até que o fulano resolva falar... Não, não se espante, isso é sim permitido por lei nos EUA!
O fato é que essa lei aprovada pelo congresso foi vetada pelo Bush... e não terá valor legal.
Não resisto à piada (triste piada): o Bush autoriza afogamentos oficiais e é democrático. O Chaves convoca um plebiscito, perde e aceita a derrota, e é ditador... vai entender?!