sábado, 28 de novembro de 2009

Engels

No dia 28 de novembro de 1820, há 189 anos, nascia Friedrich Engels, parceiro e grande influenciador de Marx nas elaborações teóricas e na práxis comunista. Aos 27 anos assina, com Marx, o Manifesto do Partido Comunista, além de responder pela co-autoria e autoria de diversos clássicos da literatura comunista.
Já tive oportunidade de protestar, aqui no Blog, contra o velamento que é comumente imposto a Engels e sua obra: ainda que seja comum as agremiações comunistas referirem-se a "Marx, Engels e Lenin", sempre em conjunto, Marx e Lenin são pauta freqüente. A figura de Engels é inadequadamente ofuscada, até mesmo quando se atribui apenas a Marx a autoria das muitas obras que escreveram em conjunto (quantas vezes não ouvimos falar sobre o Manifesto, de Marx; ou sobre Marx, em A ideologia alemã...).
Se é verdade que O capital (este sim, de Marx) constitui a obra magna do movimento comunista internacional, não se pode negar o empenho de Engels em abordar, à sua maneira, temas que se não constituem o foco central da literatura comunista, lhe dá a necessária sustentação. Os famosos Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem e A origem da família, da propriedade e do estado são exemplo disto. Também pode ser tomado como especialmente relevante A situação da classe operária na Inglaterra, texto que, segundo algumas versões, foi parcialmente responsável por fazer de Marx um marxista.
Fica o convite à leitura da obra de Engels, de quem Marx foi parceiro. Há alguns textos disponíveis no site do Partido Comunista Brasileiro - PCB (clique aqui) outros vários textos estão disponíveis nos Arquivos Marxistas na Internet (MIA) - clique aqui.

Um comentário:

Diego Viana disse...

Saiu uma biografia dele este ano. Chega no Brasil ano que vem, pela Record.