sexta-feira, 25 de março de 2011

A história se repete

No início do ano, por ocasião dos desabamentos de terra no Rio de Janeiro, publiquei no Blog uma postagem (veja aqui) questionando os interesses políticos que impediam a solução dos problemas recorrentes, chamados por "desastres naturais". Na ocasião, baseava-me em um intelectual estadunidense e em um texto do Elio Gaspari para dizer que nada havia de natural no descaso do poder público.
Dizia Marx que a história se repete. E, para repetir-se, é preciso que se reelabore. Pois bem, estão em plena elaboração os "desastres naturais" do próximo verão em São Paulo.
Veja aqui reportagem publicada hoje pelo UOL, em que o Governo do Estado de São Paulo assume que deixou de fazer, por 3 anos, a manutenção do desassoreamento do rio Tietê. Em especial, veja o trecho em que o Departamento de Águas e Energia Elétrica informa que não divulgará à imprensa o resultado das pesquisas que faziam no rio, durante o período de suspensão da limpeza, para verificar se tal suspensão estava ou não prejudicando a vazão das águas - e ocasionando enchentes.
Como o DAEE não vai tornar públicos os resultados das pesquisas - feitas com dinheiro público, diga-se - veja aqui a opinião de especialistas consultados sobre o asssunto.
Assim, podemos nos preparar. Os próximos desastres "naturais" já estão devidamente programados.

Nenhum comentário: