quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Contra o emburrecimento

Pensando sobre essa questão - por que se estudar filosofia hoje?

Um dos grandes filósofos do Século XX, Heidegger, em certa fase de sua vida acreditava que a humanidade chegou na maturidade de seu desenvolvimento; alcançamos um nível de desenvolvimento intelectual, de produção de conhecimento, que não há mais novidade a se criar, apenas explorar isso que já existe. Assim, a filosofia estaria concluída, e os estudos restantes seriam meros desdobramentos de tudo o que já fora dado.
Em oposição a essa idéia, penso numa outra: imagine que uma pessoa qualquer, deste mundo civilizado do Século XXI, fosse transportada para um passado pré-histórico. Imaginemos qualquer um de nós, com todos os nossos conhecimentos, num mundo anterior à própria civilização. Naquele contexto, nosso conhecimento não valeria nada! Isso porque pouco conhecemos do mundo - não sabemos como fazer as coisas e nem porque elas funcionam. Sabemos apenas utilizá-las: nosso conhecimento é técnico.
Sabemos dirigir, mas não montar um motor. Acendemos a luz para ler à noite, mas não sabemos criar uma fonte primária de geração de energia. Sabemos muito, mas nosso saber pressupõe os recursos que existem nesse mundo. Sem esses recursos - muletas - não nos resta muito conhecimento...
Minha questão é essa: no mundo contemporâneo, a tecnologia nos emburrece. Nosso saber se limita a escolher o botão certo para apertar, e desconsidera todo o processo (de conhecimento) que gera a construção do aparato tecnológico.
Vejo, assim, um bom motivo para estudar filosofia... o mundo está emburrecendo (e nós com ele).