sábado, 31 de outubro de 2009

Carta à ANPOCS

Reproduzo abaixo a carta emitida pelo professor Caio Toledo à ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (site aqui) - sobre a postura da Entidade na realização de seu mais importante evento, a Reunião Anual.
A carta fala por si, dispensa quaisquer comentários:


Campinas, 30 outubro de 2009.

À DIREÇÃO DA ANPOCS,

Cumprimento a Direção da ANPOCS pela realização da bem sucedida 33ª. Reunião Anual que ontem teve seus trabalhos encerrados na cidade de Caxambu, MG. Com o único propósito de colaborar com a organização de futuros encontros, não posso, contudo, deixar de fazer dois reparos críticos à organização desta reunião.
a) Considero um equívoco intelectual e político a Direção da ANPOCS aceitar recursos financeiros de um governo estrangeiro que, ontem e hoje, implementa uma política externa de natureza intervencionista e belicista. Por seu simbolismo, a presença de um representante da American Embassy no Brasil na mesa de abertura da 33ª. Reunião anual da entidade compromete a trajetória acadêmica, teórica e política da entidade. Trajetória – deve-se reafirmar – que sempre esteve orientada por valores, ideais e objetivos inestimáveis; entre outros, o exercício do pensamento crítico, a luta pela conquista e a consolidação da democracia política no Brasil, o repúdio a toda forma de discriminação (social, ética, sexual etc.), a denúncia das intervenções militares – hoje hegemonizadas pelos governos norte-americanos – que comprometem radicalmente a paz mundial etc. Creio, assim, que a imperiosa necessidade de buscar recursos financeiros para a realização das Reuniões anuais deveria ser coerente com os elevados fins e objetivos que, desde sua criação, têm justificado a existência da ANPOCS;
b) Considero que os recursos financeiros advindos de órgãos públicos nacionais – sempre bem vindos e necessários para a organização das reuniões anuais – devem ter uma estrita destinação pública. Certamente é justificável que os pesquisadores que participam das sessões de trabalhos e os interessados em receber um certificado de participação, chancelado pela ANPOCS, paguem uma taxa de inscrição. Injustificável, porém, é a entidade – que nesta edição recebeu recursos financeiros do BNDES, CAPES, CNPq, FAPEMIG, FAPERJ, FAPESP, IPEA, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Justiça e da Reitoria da USP – ter instruído seus funcionários (postados à entrada das salas dos GT´s, Cursos, Simpósios etc.) no sentido de barrar a entrada de quem não portava um crachá de identificação!
Não podendo pagar uma taxa de inscrição, os professores do ensino médio ou os cidadãos comuns residentes na cidade ou na vizinhança de Caxambu (para não falar de desinformados estudantes universitários vindos de diferentes partes do país) – todos motivados e interessados pelas atividades programadas nesta 33a. Reunião anual –, ficaram privados de conhecer os debates e as pesquisas que hoje orientam os cientistas sociais no Brasil.
Cordialmente,

saudações acadêmicas
caio toledo
professor colaborador unicamp

Um comentário:

thiagomiota disse...

Vlw pela publicação. Interessante