quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sobre as licenciaturas

Reproduzo abaixo nota do prof. dr. Gustavo Dalpian, vice-reitor da UFABC, sobre a carência de licenciados no mercado de trabalho e sobre a "sobra" de incentivos (bolsas...) para interessados na área.
O texto foi originalmente publicado na edição no. 67 do boletim "Comunicare", da UFABC:

Em busca de licenciados
O Brasil enfrenta hoje um sério problema no ensino fundamental e no ensino médio. Faltam professores de quase todas as disciplinas, e grande parte dos alunos não recebe uma formação adequada. Vimos, nos últimos anos, uma melhora sem precedentes no ensino superior, mas os níveis mais fundamentais ainda precisam ser melhor trabalhados.
A solução para essa questão depende de ações governamentais e trabalhistas para valorizar a carreira do magistério. Além disso, a Academia também deve discutir
esse tema e buscar propostas alternativas para a área. A UFABC possui cinco cursos de licenciatura e, portanto, pode ajudar formando professores bem preparados para o mercado.
Ocorre, entretanto, que a busca pelos cursos de licenciatura da UFABC ainda é muito limitada. Possuímos projetos de incentivo a alunos de licenciatura, mas enfrentamos dificuldades em preencher as vagas para as bolsas disponíveis.
O modelo pedagógico da UFABC pode ajudar a resolver esse impasse. Permitimos que nossos alunos se formem em mais de um curso, validando disciplinas já cursadas. Isso potencializa, portanto, um aumento do número de interessados nas licenciaturas.
O incentivo a esse tipo de ação, junto a outras ações propostas pela nossa comunidade, certamente ajudará a melhorar a qualidade do ensino no país.

Gustavo Martini Dalpian
Vice-reitor da UFABC

Nenhum comentário: