quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Novas configurações do mundo

Recebi recentemente da editora um exemplar do livro Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo, organizado por Adauto Novaes e com textos de nomes de respeito, tais como o do próprio organizador, de Renato Lessa, Franklin Leopoldo e Silva, Giacoia, Olgária Matos, Sérgio Paulo Rouanet, Alencastro dentre tantos outros.
Trata-se de uma obra de peso. Organizar um livro escrito a várias mãos (falo com conhecimento de causa...) é sempre difícil por colocar o organizador na condição daquele que precisa harmonizar o conjunto dos textos, sem poder interferir na concepção e no direito autoral de cada parte da obra. Nas Mutações percebemos não só o respeito dos autores à temática central, ainda que cada qual abordando o texto de sua perspectiva particular, mas também identificamos que cada um dos textos, invariavelmente, contribuir de maneira singular para a discussão proposta, que, diga-se, é ambiciosa:
À margem das discussões "desenraizadas do mundo", travadas entre modernos e pós-modernos, a obra parte de uma problemática definida: o mundo se está transformando em um ritmo anteriormente não experimentado; diante disso, é preciso pensar o futuro, ainda que, por vezes, sob a luz dos grandes nomes do passado (sim, Giacoia o faz, brilhantemente, a partir de Nietzsche; e para que não pensem que ele abandona a temática central do livro em favor do seu filósofo, adianto: ele aborda "As duas mutações de Nietzsche").
Certamente uma obra densa e que fornece tantos subsídios para se entender o presente e se pensar o futuro é uma obra necessária, sobretudo nos tempos de instabilidade e incerteza (próprios dos tempos de mutações) em que vivemos. Fica a recomendação.

Título: Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo
Organização: Adauto Novaes
Editoras: Rio de Janeiro: Agir; São Paulo: SESC SP, 2008

Acesse o site do livro