domingo, 3 de outubro de 2010

Cobaias humanas nos EUA

Transcrevo abaixo trechos da reportagem intitulada "EUA infectaram cidadãos da Guatemala com sífilis e gonorreia para estudo. Hillary pede desculpas.", publicada pelo Opera Mundi:

"Médicos pesquisadores do governo dos Estados Unidos infectaram intencionalmente nos anos 1940 um grupo de 696 cidadãos da Guatemala com gonorreia e sífilis para a realização de estudo sobre a eficácia de medicamentos."

"Como parte do estudo realizado na Guatemala, infectados guatemaltecos foram encorajados a transmitir a doença para outras pessoas, entre eles deficientes mentais. O objetivo era vereficar se o antibiótico penicilina era capaz de previnir a sífilis e a gonorreia."

"Estima-se que um terço dos infectados nunca teve tratamento adequado."

"O episódio é semelhante ao experimento Estudo da Sífilis Não-Tratada de Tuskegee – feito pelo governo dos EUA em Tuskegee, Alabama, entre 1932 e 1972, no qual 399 sifilíticos afro-americanos pobres e analfabetos, e mais 201 indivíduos saudáveis para comparação, foram usados como cobaias na observação da progressão natural da sífilis sem medicamentos."

Impossível impedir que o procedimento lembre os meios nazistas de pesquisa médica. A reportagem completa está disponível aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Continua a acompanhar este caso em: http://www.wellesley.edu/WomenSt/fac_reverby.html