quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Franklin Leopoldo: textos

Ontem ocorreu a primeira noite do I Colóquio de Professores de Filosofia da UFABC, com a presença do Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva, que nos falou sobre Filosofia e Ensino a partir da conjugação (original, diga-se) de ideias diversas de pensadores como Adorno e Bourdieu.
Especialmente interessante foi a proposição de "compor" com os dois autores uma teoria da educação, visto que ambos parecem ter posições opostas quanto às possibilidades transformadoras do processo educativo (enquanto Adorno defende a educação como Formação, no sentido forte e amplo do termo, Bourdieu parece caminhar mais próximo de um Althusser ou um Foucault, compreendendo a educação como instrumento de dominação, não de transformação). Franklin, que parece caminhar mais próximo de Adorno, vale-se de diversos instrumentos relevantes, oferecidos por Bourdieur, para pensar a educação como Formação.
O público presente pareceu bem interessado. Ao todo, entre a exposição e o diálogo - intenso - com os presentes, foram 2h30 de atividades.
Para quem não esteve lá (e para quem esteve, também), indico links para dois textos do prof. Franklin sobre a relação filosofia-educação:

Texto: Reflexão sobre o conceito e a função da universidade pública - clique aqui.

Texto: Por que filosofia no segundo grau? - clique aqui.

Nenhum comentário: