sexta-feira, 8 de abril de 2011

Hegel? Quem é?

Tugendhat também se esforçou por pensar a filosofia a partir de um ponto que representasse a alteridade europeia. A seu modo, é claro. As duas citações a seguir são extraídas de uma mesma comunicação proferida pelo autor em evento da UFBA. Não deixam de provocar nossa reflexão:

“É evidente, para qualquer pessoa que tenha estudado alguma ciência, que, nela, tem-se que aprender muito, aprender simplesmente informações. Em filosofia é diferente; tem-se pouco o que simplesmente aprender. Mesmo assim, há gente que pensa que aprendeu filosofia porque sabe muito do que Kant disse, do que Hegel disse, etc., mas não sabe pensar. Isso não vale nada”

“O sistema
[de ensino da filosofia] inglês é muito unilateral, pelo fato de que os ingleses pensam saber muito exatamente em que consiste a filosofia. E pensar isso é terrível. Por exemplo, você não ouve praticamente nada da filosofia não-inglesa na Inglaterra, ninguém conhece, por exemplo, Hegel. Coisas assim.”
Ernst Tugendhat


(A filosofia como exercício na universidade. In: José Crisóstomo de Souza (org.), A filosofia entre nós. Ijuí: Unijuí, 2005)

Nenhum comentário: