terça-feira, 18 de novembro de 2008

Filosofia Japonesa

É comum ouvirmos na Universidade questionamentos sobre a ausência de estudos filosóficos acerca do pensamento oriental. É fato que trata-se de um pensamento muitas vezes bastante rigoroso e bem fundado (não raro, muito melhor que muitas das idéias ocidentais...) mas o fato de se construir sobre modelos paradigmáticos diversos dos nossos dificulta nossa percepção e nosso poder de julgamento sobre sua seriedade. Trocando em miúdos: como não entendemos as bases sobre as quais os pensamentos orientais são construídos, muitas vezes acabamos, por pura ignorância, descartando-os.
Nos próximos dias teremos oportunidade de um "diálogo interparadigmático", num evento acadêmico acerca do pensamento japonês. Segue abaixo a divulgação:

III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE O PENSAMENTO JAPONÊS

O perigo da técnica – perspectivas ocidentais e orientais


Data: 28 e 29 de novembro de 2008
Local: auditório da Fundação Japão
Av. Paulista, 37, 1º andar

Coordenador: Prof. Dr. Zeljko Loparic
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Antonio Floretino


Programação
Sexta-feira, 28 de novembro de 2008:
9:00 – Palestra: “O problema global do meio ambiente e a filosofia japonesa”
Prof. Dr. Katsuhito Inoue (Japão)
10:30 – Palestra: “A morte de Deus e a morte do Buda – O niilismo do Zaratustra de Nietzsche e o ateísmo zen-budista de Hisamatsu”
Prof. Dr. Antonio Florentino Neto (Universidade Federal de Uberlândia) 12:00 Almoço 14:00 – Palestra: “Nietzsche e o Zen-Budismo”
Prof. Dr. Oswaldo Giacoia Junior (Unicamp) 15:30 – Palestra: "Ser e sunyata: os caminhos ocidental e oriental para a ultrapassagem do caráter objetificante do pensamento"
Prof. Dr. José Carlos Michelazzo (Sociedade Brasileira de Fenomenologia)

Sábado, 29 de novembro de 2008
9:00 – Palestra: “Técnica e guerra em Heidegger e na Escola de Kyoto”
Prof. Dr. Takao Todoroki (Japão)
10:30 – Palestra: “A experiência do ´lugar da nadidade´ como fundamento da consciência religiosa (Nishida) e a resolução da ´nadidade´ do finito na infinitude verdadeira (Hegel)”
Prof. Dr. Marcos Lutz Müller (Unicamp)
12:00 Almoço
14:00 – Palestra: “Vacuidade e medium – Formas de uso da linguagem em Nishida e Nishitani”
Prof. Dr. Rolf Elberfeld (Hildesheim / Alemanha) 15:30 – Palestra: Integração vs. ultrapassamento da técnica Prof. Dr. Zeljko Loparic (Unicamp / PUC-SP)

Um comentário:

Keli disse...

Daniel...
"Encontrei" você por acaso, pois tenho muito interesse em estudar filosofia, mas me deparo com aqueles dilemas desgastados e tão reais: tempo, trabalho, dinheiro, família... o que me levou a pesquisar sobre o curso no formato EAD...sinceramente ainda estou insegura e quem sabe vc como coordenador do curso possa me ajudar.
Bom, mas meu comentário aqui é a respeito do tema Filosofia japonesa. Adorei ter encontrado algo sobre o tema. Sou neta de japoneses, zen budista e é muito raro encontrar discussões sobre o tema ainda mais traçando paralelos ou encontrando convergências entre filosofia ocidental/japonesa/zen budismo, como as que acontecerão amanhã e sábado. Sou ocidental, claaaaaro, mas fui criada por orientais, sigo uma filosofia oriental, então consigo enxergar algumas convergências, e também as dificuldades do ocidental em entender do assunto... Ontem estava discutindo com meu marido sobre o assunto, depois de assitirmos pela net uma palestra da série Café Filosófico que falava sobre Nieztsche e como é possível encontrar fragmentos da prática zen em seus estudos...
Bom não sei se conseguirei participar das palestras, gostaria muito, mas pelo menos sei que é possível seguir por esse caminho e continuar minhas leigas pesquisas.
Farei das minhas visitas ao seu blog, uma rotina...gostei muito!
Aguardo seus comentários também sobre a EAD, ok!
Abraço,
Keli Okama
keli.okama@hotmail.com