sábado, 9 de abril de 2011

Hugh Lacey na UFABC

O lugar dos valores nas atividades científicas

Prof. Dr. Hugh Lacey (Swarthmore College) (site aqui)

18 de abril de 2011

14h30, Auditório da Pós-Graduação - bloco B - oitavo andar




Resumo: Apresentarei um sumário do meu modelo da interação entre atividades científicas e valores éticos e sociais. Utilizo o modelo para refletir sobre os fins das atividades científicas e as ideais tradicionais da ciência moderna, e para criticar aspectos da trajetória principal da ciência contemporânea.

Currículo do Palestrante: Hugh Lacey é Senior Research e Scheuer Family Professor Emeritus de Filosofia em Swarthmore College, PA, USA, onde leciona desde 1972. Tem sido também frequentemente professor visitante na USP e outras universidades brasileiras desde 1969. Ele é bacharel (em matemática), com mestrado (história e filosofia da ciência) pela Universidade de Melbourne (Austrália), e PhD (história e filosofia da ciência) pela Universidade de Indiana (USA). Entre seus livros, incluem-se: A linguagem do espaço e tempo (Ed. Perspectiva, 1972), Valores e atitude científica (Discurso editorial, 1998), Is science value free? (Routledge, 1999/2004; tradução russa, 2001); e Values and objetctivity in science and courrent controversy about transgenic corps (Lexinton, 2005). Atualmente trabalha principalmente com questões da interação entre práticas científicas e valores, as relações entre fatos e valores, e a interação entre questões científicas e éticas nas discussões éticas atuais sobre tecnociência (recentemente com ênfase em sementes transgênicas).

Promoção: Mestrado em Ensino, História e Filosofia da Ciência e da Matemática (clique para acessar)

2 comentários:

Valter Borges disse...

Daniel, a entrada é franca? Qualquer pessoas pode assistir?
Valter Borges

Daniel Pansarelli disse...

Olá, Valter. A atividade é gratuita e não é preciso fazer inscrição. Qualquer pessoa pode assistir. Salvo em poucas exceções, este é um princípio da universidade pública. Espero poder vê-lo lá!