quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A astúcia da experiência

Ontem foi um dia "cheio" na política brasileira, em especial no Senado Federal. A sessão plenária do senado acabou depois da 1h da madrugada (e alguns poucos brasileiros, dentre os quais eu, acompanhou a sessão pela TV Senado) e desaprovou a continuidade da CPMF. Já falei sobre isso há alguns dias, então vou poupar comentários (não consigo deixar de dizer que até o mercado financeiro achou a decisão ruim... além dos políticos do PSDB e do DEM, que tinham a intenção de prejudicar o governo, sem se preocupar com a realidade do Brasil, acho que ninguém mais era contrário à prorrogação).
Mas eu achei muito interessante a eleição do novo presidente do Senado. O Renan, embora absolvido 2 vezes, renunciou à presidência da casa. E todos - todos mesmo, do presidente Lula ao conjunto dos senadores da base governista - apoiavam a candidatura de José Sarney ao cargo de presidente do Senado Federal. Sarney já foi presidente da República (ele era vice do Tancredo, com quem morreram logo após eleito) e 2 vezes presidente do Senado. Mas agora, com todo esse apoio, Sarney recusou-se a assumir o cargo.
Político experiente. Sabia que depois de Renan, qualquer um que ocupasse a presidência do Senado seria investigado até a alma. Penso que o ex-presidente achou por bem evitar essa exposição, que, quem sabe, poderia derrubá-lo...
Assim, desde ontem o presidente do Senado é Garibaldi Alves. Um político que muitos consideram "modesto", possivelmente sem grandes envolvimentos com grandes maracutaias. E uma vez mais 3º maior cargo na hierarquia da República fica ocupado por um senador da bancada norte-nordeste (Garibalde, o alves, não o Giuseppe, representa o povo do Rio Grande do Norte).