segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Debate: progressão continuada

Reproduzo abaixo convite para evento que discutirá um dos bons temas da educação atual: a progressão continuada. Se é verdade que essaa prática vem sendo implantada de maneira contraproducente, "mandando pra frente" alunos que não condizem com as séries mais avançadas da educação, também é verdade que as críticas banais em nada ajudam (quantas vezes eu ouvi que a progressão continuada é a vilã da educação... e em nenhuma destas vezes a realidade mudou um centímetro...).
Ao que parece, o debate será centrado e fundamentado, o que é raro na discussão sobre esse tema.

Evento vai discutir a progressão continuada nas escolas públicas de SP


O "Agora" vai promover na próxima terça-feira, dia 11/12, um debate sobre o sistema de progressão continuada nas escolas públicas de São Paulo.
O evento terá a participação de Wilma Delboni, diretora de estudos de normas pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação; Carlos Ramiro, presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo); e Zoraide Faustinoni mestre em educação e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
No debate, os participantes falarão sobre a progressão continuada nas escolas do Estado. O sistema, implantado nos anos 90 com o objetivo de diminuir as taxas de repetência e a evasão escolar, prevê que os alunos sejam aprovados anualmente e passem por avaliação ao final de cada ciclo (4ª e 8ª série), quando podem ser reprovados, caso não alcancem o nível de conhecimento esperado.
Os convidados discutirão a implantação do modelo, os erros e os acertos do sistema no decorrer dos anos, as mudanças previstas pelo governo do Estado para 2008 e as propostas de soluções para os problemas encontrados até agora.
A platéia poderá fazer perguntas aos integrantes da mesa. A mediação do debate ficará a cargo do jornalista Antonio Rocha Filho, secretário de Redação do "Agora".
O evento será realizado no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, na região central), das 19h às 21h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (0/xx/11) 3224-5907, nos dias úteis, das 10h às 12h e das 15h às 18h, ou em www.agora.com.br/eventos.
Agora, 9 dez. 2007.