sábado, 11 de agosto de 2007

Notícias desta América

Desde meados do meu curso de graduação, venho estudando ininterruptamente a Filosofia Latino-americana. Este é, ainda hoje, meu tema de pesquisa no doutorado.


O assunto não é muito bem quisto nos exigentes círculos filosóficos (pergunto: você é capaz de citar o nome de 5 filósofos latino-americanos e suas principais obras?). São raras as oportunidades de ver este assunto em pauta na Academia. Por isso, fico muito feliz em utilizar este Blog para ajudar a divulgar 2 cursos de pós-graduação sobre o pensamento latino-americano.


O primeiro é o curso de especialização em "Filosofia, Educação e Pensamento Social na América Latina", oferecido pela Universidade Metodista de São Paulo, sob coordenação dos professores Oswaldo de Oliveira Santos Jr. e Suze de Oliveira Piza. Eu estou escalado para o corpo docente deste curso. Clique aqui para informações.


O outro é oferecido pelo IFiL - Instituto de Filosofia da Libertação, de Curitiba/PR. Trata-se do curso de especialização "O Pensamento Filosófico Latino-americano". Clique aqui para mais informações.


São raras oportunidades como esta, em que se vê dois bons cursos sobre este tema sendo oferecidos à comunidade acadêmica. Fica um fundo de esperança, de que novos ares circulem em meio ao nosso europeizado mundo dos filósofos.